Uma dúvida muito comum é sobre a escolha da aveia:farelo, flocos ou farinha ?

Independente da forma, é certo que estaremos consumindo fibras. A principal diferença entre elas está justamente na quantidade dessas fibras , carboidratos e proteínas presente no cereal.

Na Aveia em flocos os grãos são prensados integralmente e dessa forma não há perda nutricional. Esse processo conserva os principais nutrientes da aveia, como as fibras, carboidratos, vitaminas e minerais. Em geral podemos encontrar em duas versões: flocos GROSSOS ou FINOS. Eles possuem as mesmas propriedades, apenas mudam o formato.

O farelo de aveia é parte mais EXTERNA do grão, onde temos MENOS carboidratos, MAIS proteínas e MAIOR quantidade de fibras solúveis, que retardam a absorção da glicose e diminuem o colesterol além de promover saciedade.

A farinha de aveia é a versão originada a partir da moagem da parte mais interna do grão e há uma perda de grande parte de suas fibras no processo de trituração. A concentração de fibras é menor que a encontrada nos flocos e no farelo.
Mesmo não apresentando tantos nutrientes quanto a aveia em flocos ou farelo, a farinha de aveia ainda é uma ótima substituta para a farinha de trigo em receitas como bolos, panquecas e pães.

Seja ela de qual forma, todas as aveias são ótimas e super recomendadas!

Porém se você busca uma quantidade maior de fibras com uma quantidade menor de carboidrato e maior valor proteico, o farelo é sua melhor opção.Mesmo não apresentando tantos nutrientes quanto a aveia em flocos ou farelo, a farinha de aveia ainda é uma ótima substituta para a farinha de trigo em receitas como bolos, panquecas e pães.

Seja ela de qual forma, todas as aveias são ótimas e super recomendadas!

Gostou do texto, compartilhe com quem você ama!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×